Breve apresentação do Agrupamento

O Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant’Iago foi constituído em 2003 e engloba os seguintes estabelecimentos de ensino: EB1/JI de Setúbal, EB1/JI do Faralhão, EB1 do Faralhão nº1, EB1 do Faralhão nº2, EB1 das Manteigadas, EB1 Nº 5, EB1 Nº 7 e a EB 2,3/S Bela Vista.

Os estabelecimentos da EB1/JI de Setúbal, EB1 Nº 5, EB1 Nº 7, EB1 das Manteigadas e a EB 2,3/S Bela Vista ficam situados em Setúbal, na freguesia de S. Sebastião, na periferia oriental da cidade em bairros de habitação económica, servindo maioritariamente uma população carenciada e desfavorecida a nível económico. Nesta zona da cidade coabitam populações oriundas de Países Africanos de Expressão Portuguesa, emigrantes Brasileiros e de Países de Leste Europeu, para além da Comunidade Cigana bastante numerosa. Esta multiplicidade cultural e étnica nem sempre tem uma convivência pacífica, sendo as rixas e os conflitos raciais muito frequentes.

O estabelecimento EB1/JI do Faralhão, EB1 do Faralhão nº1 e EB1 do Faralhão nº2 ficam situados na Freguesia do Sado, zona rural da cidade, mas também onde ficam situadas algumas das unidades fabris como por exemplo a SAPEC, Portucel e Lisnave. A população desta freguesia é na sua maioria originária do Alentejo, tendo migrado para esta cidade nos anos setenta. Nas escolas da Freguesia de S. Sebastião as famílias destruturadas ou mono parentais são muito frequentes, o que a par das inúmeras carências a vários níveis, se reflecte nas escolas, sendo os casos de insucesso repetido, o abandono escolar, a assiduidade irregular, a indisciplina e a violência, muito frequentes, assim como os comportamentos de risco e/ou desviantes e a incursão precoce na marginalidade. Para todos estes problemas estas escolas procuram soluções, quer isoladas, quer através de projectos conjuntos. Nas EB1/JI de Setúbal e EB1/JI Faralhão o pré-escolar conta com a Componente de Apoio à Família em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e inclui o serviço de almoço e prolongamento de horário.

No 1º Ciclo deste Agrupamento existem Actividades de Enriquecimento Curricular igualmente em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. As actividades oferecidas são: Inglês, Expressão Física e Motora, Música e Artes. Todos os alunos podem frequentar o Apoio ao Estudo. Em todos os Estabelecimentos foi implementado o Plano Nacional de Leitura em articulação com as Bibliotecas Escolares. O Agrupamento apresentou também candidatura ao Programa Nacional do Ensino do Português no 1º Ciclo

"in Projecto Educativo"

As dinâmicas do Agrupamento - Em vídeo.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player