"Não se assinala o caminho apontando-o com o dedo, mas sim caminhando à frente."

Provérbio Macua - Moçambique

 

 

 

Oferta Educativa

 

 

CURSOS PROFISSIONAIS

  • TÉCNICO/A DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA
  • TÉCNICO/A DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
  • ARTES DO ESPETÁCULO – INTERPRETAÇÃO
  • TÉCNICO/A DE OPERAÇÕES TURÍSTICAS
  • TÉCNICO/A DE DESPORTO

PARA QUEM?

Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para quem concluiu o 9º ano de escolaridade e procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho. Na nossa escola encontram-se a funcionar cinco cursos: Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, Técnico de Organização de Eventos, Artes do Espetáculo/Interpretação, Técnico de Operações Turísticas e Técnico de Desporto.

QUAL O OBJETIVO?

Os Cursos Profissionais procuram desenvolver competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão, mas preparam igualmente o acesso a formações pós-secundárias ou ao ensino superior. Após a conclusão com aproveitamento de um Curso Profissional obtém-se uma certificação escolar do ensino secundário e uma certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

O QUE SÃO?

Estes cursos apresentam uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem. O plano de estudos inclui três componentes de formação: Sociocultural; Científica e Técnica. A componente de formação técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho. Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual os alunos demonstram as competências e saberes desenvolvidas ao longo da formação.

 

 

PLANO DE ESTUDOS

TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA

Componentes de Formação Total de Horas

Sociocultural:

Português

Língua Estrangeira I, II ou III

Tecnologias de Informação e Comunicação

Área de Integração

Educação Física

 

320

220

100

220

140

 

Subtotal
1000

Científica:

Matemática

Psicologia

Estudo do Movimento

 

200

200

100

 

Subtotal
500

Formação Técnica:

Práticas de Atividades Físicas e Desportivas

Organização e Gestão do Desporto

Gestão de Programas e Projetos do Desporto

Gestão de Instalações Desportivas

Formação em Contexto de Trabalho

 

330

280

255

235

600

 

Subtotal
1700

 

Total de Horas/Curso

 

3200

 

PLANO DE ESTUDOS

TÉCNICO DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Componentes de Formação Total de Horas

Sociocultural:

Português

Língua Estrangeira I, II ou III

Tecnologias de Informação e Comunicação

Área de Integração

Educação Física

 

320

220

100

220

140

 

Subtotal
1000

Científica:

Economia

Psicologia/Sociologia

Matemática

 

200

200

100

 

Subtotal
500

Formação Técnica:

Gestão e Produção de Eventos

Marketing e Comunicação

Produção Técnica de Eventos

Criatividade e Metodologias

Formação em Contexto de Trabalho

 

420

185

330

165

600

 

Subtotal
1700

 

Total de Horas/Curso

 

3200

 

PLANO DE ESTUDOS

ARTES DO ESPETÁCULO - INTERPRETAÇÃO

Componentes de Formação Total de Horas

Sociocultural:

Português

Língua Estrangeira I, II ou III

Tecnologias de Informação e Comunicação

Área de Integração

Educação Física

 

320

220

100

220

140

 

Subtotal
1000

Científica:

História da Cultura e das Artes

Psicologia

Dramaturgia

 

200

200

100

 

Subtotal
500

Formação Técnica:

Interpretação

Movimento

Voz

Formação em Contexto de Trabalho

 

530

285

285

600

 

Subtotal
1700

 

Total de Horas/Curso

 

3200

 

 

PLANO DE ESTUDOS

TÉCNICO DE OPERAÇÕES TURÍSTICAS

Componentes de Formação Total de Horas

Sociocultural:

Português

Língua Estrangeira I, II ou III

Tecnologias de Informação e Comunicação

Área de Integração

Educação Física

 

320

220

100

220

140

 

Subtotal
1000

Científica:

História da Cultura e das Artes

Geografia

Matemática

 

200

200

100

 

Subtotal
500

Formação Técnica:

Conceção e Organização de Programas Turísticos

Marketing Turístico e Vendas

Gestão em Operações Turísticas

Empreendedorismo na Atividade Turística

Formação em Contexto de Trabalho

 

325

375

100

300

600

 

Subtotal
1700

 

Total de Horas/Curso

 

3200

 

PLANO DE ESTUDOS

TÉCNICO DE DESPORTO

Componentes de Formação Total de Horas

Sociocultural:

Português

Língua Estrangeira I, II ou III

Tecnologias de Informação e Comunicação

Área de Integração

Educação Física

 

320

220

100

220

140

 

Subtotal
1000

Científica:

Estudo do Movimento

Psicologia

Matemática

 

200

200

100

 

Subtotal
500

Formação Técnica:

Fundamentos do Desporto

Exercício Físico e Saúde

Desportos Coletivos

Desportos Individuais

UFCD

Formação em Contexto de Trabalho

 

325

200

275

300

600

 

Subtotal
1800

 

Total de Horas/Curso

 

3300

PERCURSO CURRICULAR ALTERNATIVO

PARA QUEM?

As turmas com percursos curriculares alternativos destinam-se a grupos específicos de alunos até aos 18 anos que apresentem insucesso escolar repetido; (pelo menos duas retençoes por ciclo), risco de abandono escolar, problemas de integração na comunidade escolar; ameaça de risco de marginalização e de exclusão social.

QUAL O OBJETIVO?

Os percursos curriculares alternativos são uma medida de caráter temporal e excecional a aplicar aos alunos quando estes não demonstrem progressos nos resultados escolares, mesmo após a adoção de outras medidas de promoção do sucesso escolar. No nosso estabelecimento de ensino encontram-se a funcionar turmas de PCA no 2º ciclo e 3º ciclo.

O QUE SÃO?

O plano de estudos* inclui três componentes de formação: Geral; Complementar e Artística, Tecnológica e/ou Vocacional.

PLANO DE ESTUDOS

PERCURSO CURRICULAR ALTERNATIVO (9º Ano)

Componentes do Currículo Carga horária semanal (minutos)

Formação Geral:

Português

Matemática

Inglês

Educação Física

 

225

225

135

90

 

Complementar:

Francês

História

Geografia

Físico-Química

Ciências Naturais

Artes e Ofícios

Tec. da Informação e da Comunicação

Educação Musical

 

90

90

135

90

90

135

90

90

 

 

Total

 

1485

 

PLANO DE ESTUDOS

PERCURSO CURRICULAR ALTERNATIVO (5º Ano)

Componentes do Currículo Carga horária semanal (minutos)

Formação Geral:

Português

Matemática

Inglês

Educação Física

 

225

225

180

135

 

Complementar:

História e Geografia de portugal

Ciências Naturais

Educação Artística e Tecnológica

 

180

180

225

 

 

Total

 

1350

 

PIEF

No presente ano letivo, encontram-se a funcionar, três turmas do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), criado pelo Despacho conjunto n.º 948/2003 dos Ministérios da Educação e da Segurança Social e do Trabalho. Uma das turmas desenvolve-se no Centro Jovem Tabor que abriga jovens institucionalizados e que confere a certificação do 1º, 2º e 3º ciclo. Na escola sede de agrupamento funcionam duas turmas, uma do 2º ciclo que confere a certificação do 6º ano e outra do 3º Ciclo que confere a certificação do 9º ano. Após a conclusão deste Programa/Oferta Educativa os alunos podem prosseguir estudos no ensino secundário (cursos profissionais) ou caso realizem com sucesso as provas nacionais os cursos Científico humanísticos. Os PIEF apresentam como principal objetivo a conclusão da escolaridade obrigatória para menores com mais de 15 anos. Trata-se de uma medida que permite o combate ao abandono escolar e exclusão social, a partir de um processo de reintegração na escola. .

CARACTERÍSTICAS: O PIEF concretiza-se, relativamente a cada menor, mediante a elaboração de um Plano de Educação e Formação (PEF) com subordinação aos seguintes princípios:

  • Individualização, tendo em conta a idade, a situação pessoal, os interesses e as necessidades de inserção escolar e social do menor, com base em diagnóstico inicial;
  • Acessibilidade, permitindo a intervenção e a integração do menor em qualquer momento do ano letivo;
  • Flexibilidade, permitindo a integração do menor em percursos de educação e formação ou de educação extraescolar, nomeadamente em ações suscetíveis de certificação ou de creditação no quadro de percurso subsequente;
  • Continuidade, procurando assegurar uma intervenção permanente e integrada, através da frequência de atividades de desenvolvimento de competências, designadamente de caráter vocacional, de acordo com os recursos e as ofertas dos serviços e entidades tutelados ou apoiados pelos Ministérios da Educação e da Segurança Social e do Trabalho;
  • Faseamento da execução, permitindo o desenvolvimento da intervenção por etapas estruturantes do percurso educativo e formativo do menor;
  • Celeridade, permitindo a obtenção de certificados escolares em período de tempo mais curto, nomeadamente de um ano e de dois anos para a conclusão dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, respetivamente;
  • Atualização, permitindo a revisão e alteração do plano, em função das alterações de situação e de necessidades do menor, disponibilizando-lhe apoio psicopedagógico e favorecendo-lhe a frequência de atividades de orientação escolar e profissional.

 

Considerado uma medida de inclusão social, o Programa Integrado de Educação e Formação concretiza-se através de Planos de Educação e Formação individualizados que integram uma componente de escolarização que favorece o cumprimento da escolaridade obrigatória, uma componente de formação para a ocupação e orientação vocacional, de acordo com os interesses e expetativas evidenciadas durante a intervenção e uma componente de educação para a cidadania com o desenvolvimento de atividades de interesse social, comunitário e de solidariedade, com a finalidade de promover a integração social, com a mobilização de saberes relacionais e sociais. Para os jovens com idade igual ou superior a 16 anos, os Planos de Educação e Formação individualizados integram uma componente de escolarização que favorece o cumprimento da escolaridade obrigatória e uma componente de formação em contexto de trabalho, de acordo com os interesses e expetativas evidenciadas por cada menor durante a intervenção.

 

PLANO DE ESTUDOS

PROGRAMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (2º CICLO)

Domínios Carga horária anual (horas)

Domínio Geral:

Viver em Português

Matemática e Realidade

Comunicar em Língua Estrangeira

Educação Física

 

93

93

48

77

 

Domínio Complementar:

O Homem e o Ambiente

Expressão Musical

Ciências Sociais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Expressão Artística e Artes Plásticas

Formação Vocacional

 

51

51

51

52

142

142

 

 

Total

 

800

 

 

PLANO DE ESTUDOS

PROGRAMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (3º CICLO)

Domínios Carga horária anual (horas)

Domínio Geral:

Viver em Português

Matemática e Realidade

Comunicar em Língua Estrangeira

Educação Física

 

77

77

48

77

 

Domínio Complementar:

O Homem e o Ambiente

Expressão dramática

Ciências Sociais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Expressão Artística e Artes Plásticas

Formação Vocacional

 

51

82

51

52

61

225

 

 

Total

 

800