Técnicas TEIP
No âmbito do Projeto TEIP, o Agrupamento dispõe de um Gabinete de Acompanhamento aos Alunos e respetivas Famílias (GAAF), constituído por uma Técnica Serviço Social, uma Mediadora Socioeducativa e uma Animadora Sociocultural. As estratégias utilizadas pelo GAAF assentam numa articulação direta e constante com os diversos elementos da comunidade educativa e têm como objetivos prioritários: melhorar a qualidade das aprendizagens traduzidas no sucesso educativo dos alunos; combater a indisciplina, o abandono escolar precoce e o absentismo; criar condições para a efetiva aquisição de saberes e competências; promover a articulação entre a escola e as instituições presentes na comunidade.
Técnica de Intervenção Social – Paula Varela
A intervenção Social contribui para o aperfeiçoamento e elevação contínua dos objetivos fundamentais do sistema educativo, designadamente: a garantia da equidade do serviço prestado, a melhoria da qualidade educativa, a promoção do sucesso escolar e transição para vida ativa, a integração comunitária e o desenvolvimento social. A Técnica de Intervenção Social presta especial atenção à manifestação da questão social que se repercute no desenvolvimento, bem-estar e sucesso escolar dos alunos. Procura respostas adequadas à resolução dos problemas dos alunos de forma a atender às suas necessidades atuais, estando também atento aos efeitos colaterais futuros. A sua intervenção está organizada em três áreas principais, a saber: a) Acompanhamento social, visando a capacitação e integração (participada e consciente) e sucesso educativo dos alunos, bem como sempre que se justifique, apoio e acompanhamento à família no sentido de dar resposta específica e mais adequada a determinada situação-problema; b) Apoio e articulação com a comunidade educativa, sendo elo de ligação à multiplicidade de necessidades dos alunos/famílias e em relação às questões culturais e sociais que os impede de ter um desempenho escolar de sucesso e, consequentemente, os afasta de uma situação de inclusão escolar e social; c) Articulação com a Rede Social Local, com intuito de identificar e potenciar recursos, de modo a conseguir efetuar uma intervenção mais eficiente e ajustada à realidade. A Técnica de Intervenção Social desenvolve o seu trabalho com a finalidade de dar resposta atempada e especializada às situações de alunos/famílias em risco psicossocial, reforçar o trabalho de articulação e parceria com todos os elementos que direta e indiretamente estejam envolvidos nas situações sinalizadas, fomentar a coresponsabilização das famílias no projeto educativo dos alunos, apoiar os alunos no âmbito de qualquer assunto que os preocupe (seja natureza escolar, familiar, afetivo e relacional). A sua intervenção estrutura-se em torno de quatro momentos essenciais: a identificação da situação do aluno/família, recolha de informação para análise da situação, Diagnóstico Social e planeamento da intervenção e avaliação da intervenção. Esta intervenção não se concretiza de modo linear, mas segundo uma lógica sistémica em que se vai desenvolvendo, tendo sempre em consideração as diferentes condições, recursos, disposições e aspirações dos alunos e das famílias. A Técnica de Intervenção Social procura sempre agir de forma integrada, no intuito de contribuir para a diminuição das situações de abandono e absentismo escolar, bem como para dar respostas às outras problemáticas que possam constituir situações de risco ou perigo para as crianças/jovens alunos do Agrupamento.
Mediadora Socioeducativa – Raquel Banha
A mediação escolar procura promover um bom clima relacional dentro do espaço escolar, onde possa imperar uma comunicação saudável entre todos, com recurso ao diálogo e a negociação. A intervenção da Mediadora tem como principais objetivos dar resposta aos problemas de indisciplina, oposição e/ou desafio emergentes vivenciados e expressos em contexto de sala de aula; contribuir para a melhoria do clima de aprendizagem em sala de aula; resolver as situações de conflito de forma sustentável; impulsionar uma cultura de convivência saudável e positiva em toda a comunidade escolar.
Todas as suas intervenções assentam num diálogo aberto, construtivo e afetivo com os alunos, com o objetivo de proporcionar maior bem-estar aos mesmos, auxiliando-os na superação das suas dificuldades e sensibilizando-os para a necessidade de haver maior esforço, envolvimento, empenho e responsabilização perante o seu percurso escolar. A sua atuação tem incidido na promoção de competências pessoais e sociais e no esclarecimento de situações conflituosas, permitindo assim não só a redução da indisciplina, mas também a (re) construção dos laços afetivos.
Animadora Sociocultural– Natália Silva
A intervenção da Animadora Sociocultural procura promover um bom clima relacional na escola, de forma a proporcionar aos alunos um ambiente de motivação, exigência e gratificação, tornando a escola mais ativa, fundamentada na formação cívica e numa cultura de paz e de diálogo.
O trabalho da Animadora tem como objetivo o desenvolvimento de atividades socioeducativas, culturais e desportivas, estimulando a participação ativa dos alunos nas mesmas. O trabalho desenvolvido assenta no estabelecimento de relações interpessoais informais com os alunos, nos intervalos e nos seus tempos livres, podendo assim fomentar nas relações que estabelecem valores como: a autoestima, a confiança, o respeito mútuo e a responsabilidade, visando em última instância a plena integração dos alunos na sociedade, como cidadãos autónomos, justos e organizados.
Principais funções desempenhadas
- Promover a igualdade de oportunidades de sucesso escolar contribuindo para a redução do abandono escolar, criando nos alunos a imagem de uma escola útil, aberta e agradável.
- Favorecer o desenvolvimento da escola na sua autonomia, eficácia e capacidade de intervenção comunitária.
- Sensibilizar os alunos para uma cidadania responsável.
Dinamização/Intervenção com os alunos
- Planificação e dinamização de atividades para a Comemoração de Dias Mundiais e Internacionais.
- Participação/Organização de atividades em articulação com técnicos, professores, assistentes operacionais e parceiros AEOS, tendo em vista o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos, ocupação saudável dos seus tempos livres e promoção do seu envolvimento na frequência escolar.
- Atendimento e intervenção com os alunos.