Programa Eco-Escolas

A Escola Básica e Secundária Ordem de Sant´Iago participa no Programa Eco-Escolas. Este programa está vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.

Com o programa pretende-se encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente. Os estudantes são desafiados a ganhar o hábito de participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária. As ações desenvolvidas pelos alunos e pela comunidade educativa permitem a tomada de consciência que as simples atitudes individuais podem, na sua globalidade, contribuir para o melhoramento do Ambiente global. O programa promove a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias contribuindo para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA's e outros agentes que tenham interesse em contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.

Este programa reconhece o trabalho desenvolvido pelas escolas, através da atribuição do Galardão Eco-Escolas e de outros prémios. A Escola recebeu o Galardão Eco-Escolas nos anos 2010-2011, 2011-2012, 2012-2013 e 2013-2014.

No Programa Eco-Escolas o apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação são realizados pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) com o apoio da Comissão Nacional, Eco-Escolas e dos municípios onde as escolas se localizam.

 

2014-2015

Eco-Código

Para o mundo cuidar, os resíduos deves separar.

Não deites resíduos para o chão porque assim és um porcalhão.

A torneira não deixes a pingar, a água devemos poupar.

Para a água poupar, um duche devo tomar.v

Para a energia poupar, a luz devemos apagar, se não a estivermos a usar.

Energia deves poupar para o planeta preservar.

No recreio devemos brincar sem nunca o sujar.

Se no jardim queres passear, tens de o preservar.

O mar não devemos sujar para os peixes não matar.

Não deites o lixo no mar pois com o peixe vais acabar.

Quem bem come, bem vive.

Para a biodiversidade preservar, menos árvores devemos cortar.

Se combustível queres poupar, mais tens de caminhar.

Para o ambiente proteger, agricultura biológica podes fazer.

Se a floresta quero proteger, não a vou deixar arder.

Com o ruído a subir, não vamos continuar a conseguir ouvir.