Comemoração do “Dia das BE's” no AEOS

23 de Novembro de 2014Por: Profª. Ana Vaz(Prof. Bibl.)

A Comemoração do “Dia da Biblioteca Escolar” ocorreu no dia 27 de outubro e foi grandemente comemorado em todo o AEOS. Num momento/horário comum em todas as escolas/BE’s foram cantados os Parabéns à Biblioteca Escolar e nas EB1/JI do Faralhão e das Manteigadas houve bolo e tudo! As referidas delícias estavam espectaculares, nomeadamente, a da primeira escola mencionada, como se poderá constatar pelas fotos apresentadas e foi ofertada por uma mãe e encarregada de educação. O nosso muito obrigada!
Seguiu-se, na maioria das escolas, um momento de leitura comum “STOP no AEOS - 10 minutos a Ler” - atividade proposta pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas escolares de Setúbal e realizada em todos os Agrupamentos da nossa cidade.
Em algumas das escolas, os alunos escreveram mensagens dedicadas à BE, constituem seus exemplos a EB1 n.º 7 de Setúbal, a EB1/JI de Setúbal como se poderá comprovar em fotos divulgadas. Ainda na EB1 da Fonte do Lavra, a turma da professora Paula Pinto criou acrósticos espectaculares tendo por base a tão importante palavra – Biblioteca (far-se-á a partilha da divulgação que a referida docente fez no facebook).
A atividade “STOP AEOS - 10 minutos a Ler”, o momento de leitura, na escola sede realizou-se em diversos espaços, salas de aula e, como não poderia deixar de ser, na Biblioteca Escolar. A turma do 7º E acompanhada pela professora Paula Henriques leu, em voz alta, os primeiros capítulos da obra “Missão Impossível” que foi ofertada, em elevado número pela Fundação Jorge Álvares e, no final, vários alunos requisitaram a referida obra. Foi também no referido espaço que se cantaram os parabéns à Biblioteca Escolar. Ainda na escola sede, a aluna Jessy, monitora da BE, brindou, em vários espaços, elementos da Direção, professores, assistentes técnicos, assistentes operacionais e alunos com o “Poema da Biblioteca” da autoria de Silas Corrêa Leite, cedido, para o efeito, pela já referida professora Paula Henriques.

 

 

Na EB1/JI Faralhão este dia foi inteiramente dedicado à BE, à leitura, à “Animação do livro e da Leitura”, mediante a dinamização de três ateliers – “Vamos ouvir”, no qual ocorreu a dramatização e exploração pela educadora Gina Domingues, professora Anabela Marques, acompanhadas por aluno estagiário da história “Um lobo culto”; a “Oficina criativa”, na qual ocorreu a escrita encadeada da história “A Velha Biblioteca” e o “Aniversário colorido” ocorrendo a pintura de um painel alusivo ao tema. Seguiram-se os parabéns às BE’s, o partir do fabuloso bolo e culminou com o já conhecido “Pic-nic com livros”, no exterior, para todas as turmas/grupos, desde a Pré ao 4º ano de escolaridade e foram vários os 10 minutos de leitura… os mais velhinhos tiveram a importante tarefa de ler para os mais novos, da Pré e 1º ano.

 

 

 

A EB1 Faralhão n.º 2 começou o seu momento festivo com o cantar dos parabéns à BE, junto á sua nova Biblioteca Escolar e realizaram um esplêndido momento de leitura colectiva em torno da obra "O nabo gigante", no exterior e para toda a escola. Cada turma deu o seu precioso contributo, lendo e partilhando algumas páginas da interessante história.

Na EB1/JI de Setúbal ocorreu a construção de um painel e livros gigantes colocados no átrio e, nessa manhã, cada turma, assim como os grupos do pré e os meninos da unidade de multidificiência receberam o desenho de um lápis onde escreveram uma mensagem sobre as BE e os decoraram. Todos os alunos da escola cantaram os parabéns à BE e ajudaram a compor um painel colectivo com os lápis produzidos. Houve ainda a leitura de histórias e transmissão de saberes tendo por base trabalhos realizados previamente e que algumas docentes partilharam com os mais pequenotes… extraordinário!
Na EB1/JI N.º 5 de Setúbal, às 11:00 horas, todos os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, juntaram-se no pátio para festejar mais um aniversário, cantando os Parabéns à Biblioteca Escolar, no âmbito da já mencionada comemoração.

 

 

Na EB1/JI das Manteigadas, a professora Ana Fortuna passou parte do dia com os meninos deste estabelecimento de ensino e fez com que o dia dedicado às Bibliotecas Escolares fosse espectacular, dinamizando sessões de “Animação do Livro e da leitura”, com as duas turmas do 1º ciclo, em torno da obra “O dia em que os lápis desistiram” escrito por Drew Daywalt e ilustrado por Oliver Jeffers que, na sua opinião, “incentiva a imaginação e a escrita, mais especificamente a escrita de uma carta.” Três alunos mais crescidos, na BE, leram a obra “A Mimi no fundo do mar” para os meninos da Pré. A meio da tarde toda a escola cantou os parabéns à BE, os pequeninos da sala do Pré-Escolar, os alunos do 1º ciclo, docentes, assistentes operacionais e auxiliares de ação educativa e todos se deliciaram com o seu bolo de espinafres com cobertura de chocolate. Para quem tiver curiosidade… aqui fica o link da publicação que a maravilhosa Ana Fortuna fez no blogue da EB1/JI das Manteigadas.

Aproveitem e espreitem, também, outros blogues das escolas do AEOS, houve mais publicações.

 

 

 

 

A Comemoração do "Dia das BE's" no AEOS foi espetacular. Destaca-se a riqueza e diversidade de atividades, o grande envolvimento/motivação de todos os alunos, desde a Pré ao 4º ano de escolaridade, "espelhando" o empenho, dedicação e extremoso trabalho de todos os docentes. Foi extraordinário! Creio que um "marco" entre as diversas comemorações nas escolas/BE's de Setúbal.
O nosso muito obrigado a todos/as, sem vós não teria sido possível… Dificilmente as crianças esquecerão este magnífico dia - “O Dia das Bibliotecas Escolares”!...

 

partilhe

Educação, Comunidade