Um Dia na Prisão

03 de Maio de 2013Por: Sara Mendes (Med. Soc.)

Decorreu no dia 2 de Maio, no auditório da Escola 2,3/S da Bela Vista uma sessão de Divulgação do projeto “Um Dia na Prisão”, que envolveu vários alunos da escola. Esta sessão foi vocacionada especialmente para os familiares e para toda comunidade educativa, cujo principal objetivo foi divulgar a experiência vivida em contexto prisional por estes jovens. Foram também entregues os certificados de participação pela Equipa Gestora do Projeto do Estabelecimento Prisional de Sintra, nomeadamente a Diretora Dra. Fátima Côrte, a Psicóloga Dra. Amélia Marcos, o Sub-chefe Queirós e o representante da equipa de guarda prisional Carlos Lopes.

O Projeto “Um Dia a Prisão” é uma iniciativa da Direção Geral dos Serviços Prisionais e decorre desde 2007 em vários estabelecimentos prisionais. Tem como principal objetivo sensibilizar os jovens para o exercício de uma cidadania responsável e prevenir a criminalidade.

Foram selecionados 18 alunos que frequentaram sessões semanais durante cerca de 3 meses, onde foi possível conhecer o funcionamento do estabelecimento prisional, discutir fatores de risco e de proteção do percurso criminal e partilhar expectativas. Seguidamente, 10 alunos foram envolvidos numa experiência simulada, em ambiente prisional no Estabelecimento Prisional de Sintra, o que lhes permitiu sentir o que significa estar privado da liberdade e conhecer um pouco de todas as facetas da vida prisional, na pele de um recluso.

No final deste projeto, os alunos sentiram necessidade de partilhar a experiência e desta forma alertar os colegas para os fatores de risco presentes no seu dia-a-dia. Estão, por isso, agendadas sessões de divulgação do Auditório da Escola nos dias 8 e 9 de Maio, vocacionadas para os alunos da EB 2,3/S da Bela Vista.

Esta atividade foi dinamizada pela Equipa Multidisciplinar TEIP, nomeadamente as técnicas Sara Mendes, Irina Marto e Andreia Guerra.

 

 

partilhe

Educação, Comunidade