Manuel Martins Guerreiro no AVEOS

30 de Abril de 2013Por: Ana Vaz (Prof. BE)

No dia 23 de abril de 2013 fez-se, novamente, história no AVEOS. O senhor almirante Manuel Martins Guerreiro acedeu ao convite e proporcionou, aos alunos do 9º e 11º anos, uma aula de história ao vivo sobre o “25 de abril”.

O Diretor do AVEOS, professor Pedro Florêncio deu as boas vindas ao ilustre convidado, secundado pelo senhor vereador da Câmara Municipal de Setúbal Manuel Pisco e, os três, alertaram os presentes para a importância deste dia na história nacional, por tudo aquilo com que acabou e deu início – a revolução que conduziu a uma mudança profunda na vida de um povo e de um país, mudando-se hábitos, maneiras de ver as coisas, a economia e a política. Por seu intermédio houve conquistas que não devíamos deixar “morrer”…

 

Nas palavras de Martins Guerreiro “a nossa democracia perdeu qualidade mas depende de todos nós restituir-lha e aumentar a liberdade. Fazer valer os nossos direitos, exercendo o direito de cidadania e não ceder no que é essencial. Temos que fazer valer os nossos direitos e exercê-los, mostrando ao governo que estes estão no poder para e pelo povo”.

Alguns alunos colocaram pertinentes questões a Martins Guerreiro, tendo o mesmo mencionado ser, nesta troca, que o momento de partilha sai reforçado e enriquecido…

No final da palestra, o senhor vereador Manuel Pisco realçou a importância e o privilégio de se ter uma “personagem” da história da nossa vida contemporânea presente, partilhando a sua experiência pessoal numa das épocas históricas mais marcantes do nosso pais.

O evento foi promovido pela Biblioteca Escolar em articulação com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, contando com o apoio da Direção e da Dr.ª Ermelinda (Kuka) Bragança. Os presentes receberam um bonito marcador de livro, ouviram canções de “abril” e, com certeza, ficaram mais conscientes da importância deste dia.

O nosso muito obrigado a todos e esperamos que o momento tenha contribuído para que todos continuemos a lutar por uma democracia mais efetiva…

Senhor Almirante Martins Guerreiro, o nosso bem-haja!

partilhe

Educação, Comunidade